alexa

Quando um projeto de website é iniciado, várias estratégias devem ser criadas: Como ser localizado, como será usabilidade do site, como será o processo de navegação, dentre outras. Explicaremos aqui um fator relevante na criação desta estratégia: A análise da concorrência.

Vários são os meios de conhecer o posicionamento de seu concorrente. Explicaremos a ferramenta do site Alexa.com.

Entre no site Alexa.com e digite a URL do site que deseja comparar. Neste exemplo vamos usar o submarino.com.br.

Busca no Site Alexa.com

Clique em Search e o resultado será parecido com isto:

Alexa Search

Nesta figura podemos ver 3 coisas interessantes:

Na seta Vermelha ele sugere quem sao os concorrentes do site que estamos analisando.Na seta Verde ele mostra as keywords mais importantes nos concorrentes mais importantes, e na seta Azul é mostrado o Rank Alexa, a quantidade de sites linkando para este domínio 5612 e também o botão de GET DETAILS, que é onde realmente importa. Clique em GET DETAILS.

Resultados

Nesta tela você pode ver a porcentagem de usuarios da internet que estão visitando o site. Na aba superior, existem varias comparações  como page/views, tempo no site, etc. Nos campos bem embaixo, você pode comparar com outros sites para saber o posicionamento.

Em Average Load Time, ele nos diz que o site é lento, pois leva 2,44 segundos para carregar a Home do site, e que 73% dos sites da internet carregam mais rápidos. No Worldwide traffic Rank ele nos mostra a classificação por trafego no mundo, e em Where Visitors GO ele nos mostra em quais áreas do site os visitantes costumam ir com mais frequência. Em nosso exemplo 94,7% dos usuários ficam no domínio raiz.

Search Queries no Alexa

Aqui vemos em Audience Snapshop o perfil mais frequente dos usuários, no caso 18 a 24 anos, masculino, graduados e acessando do trabalho.

Em Top Search Queries é onde REALMENTE nos interessa. Estas estatísticas referen-se as palavras chave que os usuários estão buscando para chegarem ate o site, além das palavras ele mostra a porcentagem que elas tem no tráfego. Clicando na Seta Verde você têm acesso ao relatório completo de palavras-chave. Clique para ver este relatório.

Palavras chave

Aqui vemos as palavras chave que mais foram procuradas no ultimo mês e as que deixaram de ser tão procuradas neste ultimo mês.

Relevância das palavras chave

Query é a “palavra-chave” que direcionou o usuário do buscador para o site do submarino.

Impact Factor: Significa que o site obtem maior relevância quando uma busca é feita.

Query Popularity: É uma estimativa de quanto os usuários procuram por estas palavras-chave.

QCI: Indica a competição por estas palavras chave, ou seja, quantos sites competem por elas.

Muitas são as maneiras de se estudar a concorrência. Uma delas foi apresentada aqui e mostra-se muito útil para descobrir o que o concorrente está tentando esconder. O Alexa é possui também uma barra de ferramentas que fica anexada no browser e pode facilitar o trabalho de coleta de informações por possuir alguns atalhos.

Para mais informações sobre as ferramentas apresentadas, visite o site oficial: http://www.alexa.com

2 comments on “Analisando a Concorrência Usando o Alexa.com

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