web tools

Crescimento dos aplicativos indexados pelo Google

web tools

A massificação de acesso à internet via smartphone, já aguardada por muitos, está cada vez mais perto. Segundo dados da GlobalWebIndex, o número de internautas que utilizam smartphone para acessar a internet já chega a 65%, um crescimento de 20% em relação ao ano passado e representa 944 milhões de pessoas. A utilização via tablet também obteve um aumento significativo (45%), representando 450 milhões de internautas e 29% do acesso total.

 

Android, o sistema operacional mais utilizado

Segundo a pesquisa, o Android é o sistema operacional mais utilizado nos acessos, logo após iOs da Apple, com 21% de utilização e Blackberry com 6%.

Mesmo com o crescimento do Bing no Brasil com o Windows Phone, o Google continua sendo o motor de busca mais utilizada no mundo, com quase 70% de utilização.

Devido à preferência dos dispositivos móveis pelos internautas em ritmo acelerado, o Google vem intensificando o processo de indexação de conteúdos de apps para Android com o intuito de proporcionar uma melhor utilização, e claro, não dar brecha para seus concorrentes.

Neste  artigo iremos ver algumas das melhorias do motor de busca para dispositivos móveis.

 

Google já iniciou a indexação dos aplicativos desde 2013

O conteúdo de muitos aplicativos Android após passarem por uma triagem refinada, ou melhor, um “pente fino”, já começaram o processo de indexação desde o final de 2013. O procedimento foi previamente anunciado e cumprido.

Colocado em prática desde o ano passado, o motor de busca vai aumentar ainda mais sua indexação. Para visualizar, basta utilizar o aplicativo Chrome ou Google Search em dispositivos que utilizam o Android.

google indexando apps android

O termo “in app” (veja imagem acima – conteúdo do app IMBD) irá aparecer nos resultados de busca, facilitando o acesso ao usuário para abrir o aplicativo e baixá-lo. A visualização do conteúdo foi em primeiro tempo, disponível apenas nos Estados Unidos e indexaram uma pequena mostra de aplicativos como Wikipedia, Etsy, Expedia ou IMDb.

 

Google pede colaboração aos desenvolvedores

Google anuncia uma lista de aplicativos que serão indexados como AOL, Booking.com, Glassdoor, Pinterest, TripAdvisor ou Tumblr, entre outros.

Mesmo assim, o Google ainda pede a colaboração dos desenvolvedores  para contribuir com a indexação dos conteúdos de seus aplicativos, para mais informações basta acessar o site oficial de desenvolvedores do Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *