applestore-mini

Apple Desenvolve Marketing de Geolocalização

applestore

Apple inova mais uma vez, dessa vez dentro de suas lojas para divulgar informações sobre produtos ou promoções via iPhone de seus clientes.

A Apple lança iBeacon, utilizando uma tecnologia  de marketing de geolocalização em suas 254 Apple Store norte americanas.  Essa implantação é baseada em transmissores instalados nas lojas.

Como funciona?

Ligado ao iOS 7, a função iBeacon é baseada na tecnologia  Bluetooth 4.0 de baixo consumo, utilizados nos iPhones 5S e 5C. Dessa forma, Apple divulga automaticamente informações promocionais para o iPhone quando os mesmos são detectados na área de cobertura.
Utilizando micro- geolocalização ela consegue direcionar o envio de informações específicas sobre o produto quando o cliente está perto de uma área em particular, ao circular dentro de suas lojas.
Para funcionar, a tecnologia exige a versão atual iOS7 e que a função Bluetooth esteja habilitada no iPhone.

 O problema da geolocalização e a espionagem de dados.

A geolocalização enfrenta alguns problemas em relaçao a dados pessoais.

Nesta segunda feira (9), oito das principais empresas de tecnologia do mundo (entre elas a Apple) se uniram para formular uma carta aberta ao governo dos Estados Unidos.

A intenção é pedir uma reforma global na maneira que são aplicados os métodos de vigilância norte americano e de outros países, garantindo uma segurança maior aos usuários e empresas de todo o mundo. Entre as principais demandas da reforma estão à limitação das autoridades dos governos na coleta de informação, respeitar o fluxo livre de informações nas redes e transparência sobre o monitoramento de dados.

Apple garante que nenhuma informação pessoal será coletada em suas lojas. 

Empresas adotam a idéia.

Nos Estados Unidos, o time de baseball Major League planeja testar a tecnologia da Apple em seu aplicativo (At the ballpark). A idéia é fazer com que os espectadores que entram na área de cobertura recebam em seu iPhone informações do time, acesso aos lugares ou promoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *