comentarios-blog

Comentários com erros gramaticais podem afetar o SEO?

comentarios-blog

Se você é redator ou vive de blog deve saber da importância dos comentários e da interação com os leitores.

Vivemos em um contexto digital onde as comunidades online se potencializaram, as relações são mais abstratas e a interatividade ocorre, em grande parte, de forma virtual.

É muito importante para o indivíduo participar e interagir mesmo se não houver uma relação próxima, o leitor e o autor precisam disso.

Em meio a essa relação virtual presente nos blogs: redator x leitor, muitas vezes nos deparamos com erros de sintaxe ou gramática nos comentários escritos por leitores. Será que essa interação do público, se não for bem escrita, pode atrapalhar o SEO do seu site?

O que fazer, corrigir ou recusar?

 

Matt Cutts e o impacto dos comentários

Matt Cutts em seu último vídeo precisa que a qualidade ortográfica dos comentários não apresenta risco algum para o SEO do site.

Respondendo a pergunta de um internauta: “Should I correct the grammar of comments on my blog?” (Preciso corrigir, no meu blog, os comentários com erros de gramática?)

Matt respondeu com toda a  serenidade de um chefe Webspam: “No”.

Segundo ele os erros não apresentam nenhum impacto sobre sua classificação e posicionamento do site. Matt Cutts mencionou o YouTube como exemplo, explicando que mesmo com uma enorme quantidade de comentários mal escritos, eles não apresentam nenhum perigo para o ranking dos vídeos.

 

Humanização do Google

A mensagem é clara: dê ênfase ao conteúdo e não se preocupe com os comentários mal escritos pelos internautas ou seguidores.

Não se esqueça, grande parte dos comentários são pessoas que dedicaram seu tempo lendo e interagindo com o seu site, mesmo que se algumas vezes os elogios contenham erros gramaticais essa interação demonstra um ponto positivo devido a  sociabilização do seu site.

Responda seus comentários e compartilhe seus artigos nas redes sociais,  principalmente aquela do G+. Bom pra você, bom para o SEO.

 

Links nos comentários

Desta vez com sua habitual camiseta preta da Firefox, Matt Cutts explica que links externos nos comentários não são vistos como spam, mas o abuso pode ser considerado como tal e punido, portanto faça com moderação.

Se o comentário apresentar links com informações relacionadas ao tema, tudo bem, mas o abuso e prática de “spammy” não serão perdoados como, por exemplo: “limpe seu nome no SERASA” “viajar barato só aqui”, etc. serão considerados spam.

Lembrando que os links em nofollow também não são considerados riscos e problemas para o SEO, obviamente sem abusos.

Por isso, caro blogueiro ou redator: Fique tranquilo com os comentários de seus seguidores e concentre-se no conteúdo.

 

2 comments on “Comentários com erros gramaticais podem afetar o SEO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *