Como Proteger Minha Marca na Internet
Protegendo Marcas nas Redes Sociais

Muitas empresas quando decidem expandir seus negócios na internet deparam-se com um problema: Já registraram uma conta nas principais redes sociais usando o meu nome e/ou minha marca. Darei duas dicas de como proteger sua marca antes que isto aconteça.

Quem é mais velho de internet deve lembrar-se do caos que era no começo da rede quando a internet estava começando e as grandes marcas registravam apenas seus dominios .com, e quando anos depois decidiam entrar em outro país, como o Brasil por exemplo, seus dominios já tinham sido registrados por terceiros, e estes pediam pequenas fortunas pelos domínios. Basicamente estas disputas foram resolvidas na justiça, ou quem realmente precisava de seu nome rapidamente acabou pagando.

Com o advento da Otimização de Sites, é importante salientar que para o tabalho de SEO também é muito interessante que você possua sua marca registrada no maior número de locais possíveis.

Quando este problema acontece, você tem algumas alternativas:

  1. Como descobrir onde minha marca está registrada.
  2. Como reaver minha marca, caso já tenha sido registrada em uma rede social?

1- Como descobrir onde minha marca está registrada.

Verificando disponibilidade da marca nas redes sociais

Muitas vezes quando uma grande empresa resolve interagir com as redes sociais, resolvendo atuar onde seus consumidores estão,  e vai criar uma conta usando sua marca para poder atuar de forma apropriada, descobre que alguém foi mais rápido e já a registrou em seu nome. Este problema acontece também com artistas e pessoas conhecidas, que deveriam prevenir problemas maiores registrando seus nomes em todas as redes que conseguirem.

Imagine se uma grande empresa como o submarino quisesse entrar no twitter somente agora (isto é apenas uma suposiçã0), obviamente eles gostariam de ter o domínio www.twitter.com/submarino. O twitter é um serviço mundial, e todos os logins são únicos, ou seja, a chance de ela conseguir este domínio exato sem que alguem tenha registrado antes é mínima. Seria muito melhor que a empresa tivesse monitorado o surgimento desta rede social e tivesse registrado tal domínio anos antes.

Hoje está muito em alta o twitter e facebook, no passado já foi o orkut e ninguém sabe o que o futuro nos reserva. Portanto a melhor forma de conseguir prevenir este tipo de problema é registrando antes destas redes tornarem-se grandes e conhecidas.

Mas fazer uma procura por redes sociais é exaustivo e demanda muito tempo. Portanto, vou apresentar-lhes 2 serviços que descobri recentemente, namechk.com e o knowem.com. O que estes 2 sites fazem é fantastico:

Você digita sua marca e cada site checa em até 300 redes sociais se o perfil usando sua marca já está registrada, e desta forma rapidamente você sabe onde ainda pode registrar-se com sua palavra chave exata.

Caso você não tenha muito tempo sobrando, algo comum na maioria das pessoas hoje em dia, você pode pagar para que eles executem o registro de sua palavra-chave em todas as redes sociais por eles cobertas. Para pequenos empresários talvez este seja um custo alto, mas para uma grande marca isto é dinheiro de troco se comparar-mos a dor de cabeça de alguem registrar sua marca e utilizar esta contam fazendo-se passar por você e dar informações erradas sobre seus produtos.

Fazendo uma rápida busca usando a ferramenta acima descritam percebemos aqui que o perfil submarino ainda está disponível no facebook e seria muito interessante que a própria empresa obtivesse este perfil ao invés de outra pessoa. Evitaria boas brigas no futuro.

2- Como reaver minha marca, caso já tenha sido registrada em uma rede social?

Aqui temos uma questão importante. É indispensável que você possua o registro da marca no Registros e Patentes, que no Brasil é conhecido como INPI. Acredito que todas as redes sociais que fornecerem o serviço de proteção a marcas e patentes solicitarão a você uma cópia de seu registro da marca em questão.

Sei que no twitter por exemplo, antigamente se um perfil não estivesse em uso, você poderia abrir um processo requisitando-o. Hoje em dia isto não existe mais devido a quantidade de requisições que se acumulavam todos os dias. O que existe hoje no twitter é a possibilidade de solicitar o controle de um determinado perfil apresentando a documentação de registro de sua marca. Caso você não tenha isso, nem adianta entrar em contato com eles. Eu possuía o link mas perdi para esta requisição. Se alguem souber me envie que atualizo o post.

Acredito que nem todas as redes sociais possuem esta organização e protocolos definidos para requisitar um determinado perfil, mas isto é algo que raramente existe nas pequenas e a medida que vão crescendo, acaba sendo criado.

Conclusão:

Brigas, confusão e disputas por domínios já aconteceu com muita gente e com certeza acontecerá continuará acontecendo. A melhor forma de se proteger é registrar a sua marca no órgão responsável por isto (INPI) e criar contas em todos os serviçõs e redes sociais disponíveis para manter o controle sobre seu nome em suas mãos.

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