Vender SEO Internacional
Vendendo SEO para outros países

Recentemente consegui fechar um contrato de SEO com uma empresa de outro país e percebendo a dificuldade de encontrar informações sobre como efetuar tal negociação e resolvi escrever um artigo para ajudar os amigos em suas próprias negociações.

Partirei do pré suposto que uma empresa de fora do país enviou um email solicitando mais informações sobre seu método de trabalho, metodologia e preços.

1 – Obtenha o máximo de informações possíveis

A primeira coisa a se fazer é descobrir o site da empresa, seja pelo email, exemplo: joao@megaempresa.com.ar.  Abra um browser e entre no site da empresa www.megaempresa.com.ar e obtenha o máximo de informações que puder. Entre no Google da Argentina (visto que o dominio do site é .com.ar) e procure  saber se esta empresa é bem estabelecida, bem falada ou se é caloteira, se existem processos contra ela, etc. Quanto mais informações tiver, melhor será sua decisão de levar adiante ou não este projeto.

2- Responda o email educadamente e de forma completa

Não tenha medo de expor seu conhecimento no email de resposta. Na verdade, quanto mais completa for a resposta, mais a pessoa que receberá o contato perceberá o quanto precisa de sua empresa. Neste email, comente sobre o site do possível cliente, o que está certo e algo do que precisa ser melhorado. Se possível, dê exemplos de correção e fale sobre algum trabalho anterior que você já fez. Aconselho também já passar dois valores de orçamento, sendo um por hora e outro mensal pelo projeto, isto depende de como cada empresa trabalha.

3 – Tenha um contrato especial para trabalhos internacionais

Seu contrato de prestação de servicos nacional não cobre tudo que é necessário para uma prestação de servicos internacional. Recomendo fortemente que tenha este contrato em 3 linguas, português, espanhol e principalmente em inglês. Gaste algum dinheiro e contrate um bom advogado, isto pode lhe poupar dores de cabeça caso algum dia precise decidir judicialmente uma causa. Lembre-se de eleger um forum brasileiro, de preferencia em São Paulo para resolução de disputas. Outro ponto importante do contrato é estabelecer que viajens e hospedagem são por conta do cliente. Não se deve esquecer tambem de multas por atraso de pagamento. Muito importante especificar o dia de pagamento e como deverá ser feito, por exemplo paypal, e o valor, melhor em dolares.

4 – O cliente respondeu e está interessado na Otimização de Sites, e agora?

Marque uma reunião por skype e prepare-se bem para ela. Estude mais a fundo o site do cliente e estabeleça seu melhor preço e o máximo de desconto em que você pode chegar, isto será muito importante para ter algo em que se basear quando começarem as negociações. Saiba também quanto tempo por semana pode ser dedicado ao cliente. Aborde uma parte da estratégia para mostrar ao cliente que você conhece bem o que está vendendo, e se conseguir mostre na prática um Case que você desenvolveu recentemente. Lembre-se de nunca prometer posicionamento no Google e de explicar que são necessários de 3 a 6 meses para comprovação de SEO.

Existindo interesse genuíno do cliente, envie o contrato para avaliação do cliente. Tente enviar junto um esboço mais detalhado do projeto, pois é melhor tentar prever e resolver todos os problemas agora do que tentar fazer isso quando está viajando no exterior.

Negócio Fechado. E agora?

5 – O Cliente aceitou seus termos e quer fechar o negócio

O contrato pode ser fechado de duas formas. Ao vivo e a distância. Vou abordar cada versão para ficar bem explicado.

  • Assinar o contrato ao vivo

Certifique-se que os custos da viagem serão pagos pelo cliente (hotel e passagem de avião), seja pagando adiantados ou por reembolso quando você chegar lá. A maior vantagem de fechar ao vivo é que conhecendo cara a cara você tem a oportunidade de ganhar a simpatia e respeito do cliente, conhecendo-o melhor bem como a cultura da empresa. Mas o que acho mais importante é permanecer 1 ou 2 dias no cliente para desenvolver um relacionamento com a pessoa que será seu contato dentro da empresa do cliente.

Treine esta pessoa o melhor que puder, durante este tempo explique o porque de cada coisa, não tenha medo de que ela vai te substituir, pois além do contrato que já te garante no projeto, a pessoa perceberá que existe tanta coisa para aprender que ela ainda te defenderá perante o chefe dela. Aproveite o tempo em que você está no exterior para já colocar a mão na massa. Resolva juntamente com seu contato os problemas mais simples e que possuem alto impacto no resultado como canonização e redirecionamento do domínio de sem www para com www, bem como traçar um plano de otimização onpage e fazer alguns exemplos para que seu contato aprenda e pergunte o que tiver de dúvidas. Novamente é melhor que ele tire as dúvidas agora do que ficar te ligando a cada 15 minutos no skype depois.

  • Assinar o contrato a distância

Segundo o wiki, contratos são manifestações da vontade de duas ou mais partes que buscam criar relações de serviços e /ou patrimoniais, e estão sujeitas a dois ou mais sistemas jurídicos pela força do domicílio, lugar da execução,  sede principal dos negócios, lugar do contrato, nacionalidade,  ou qualquer circunstância que possa ser entendida como indicativa de lei aplicável.

Segundo o site Jus Navigandi da Uol, “a legislação brasileira, evidenciada no art. 2 do Decreto- Lei n. 857 de 1969, o contrato internacional será aquele que possuir elementos que permitam vinculá-lo a mais de um sistema jurídico e tiver por objeto uma operação que envolva o duplo fluxo de bens pela fronteira”.

Desta forma, é possível é válido fechar um contrato a distância. A legislação Brasileira prega o país base para a resolução de conflitos, caso estes ocorram é o país do proponente do contrato, ou seja, se você propôs o contrato enviando-o por email, guarde o contrato e o email como prova, algum dia, este email pode salvar seu dinheiro.

Basicamente, uma vez acertados os detalhes do contrato, imprime-se, assina-se e escania-se o contrato enviando-o por email. O cliente deve fazer o mesmo, enviando-o de volta. Imprima-o e guarde, não esqueça dos os emails da negociação, eles valem como prova da autencidade.

Conclusão

Se você tem vontade de atuar em outros mercados, prepare-se. Se o cliente está vindo de outro país para contratar uma empresa no Brasil, facilmente ele pode mudar de idéia e contratar alguem da Argentina, ou da Índia. O que vai contar a seu favor é como você conseguirá lidar com a negociação.

Espero que tenham gostado. Deixem comentários ou sugestões.

Eduardo Paulo Gasparetto

Twitter @ocarti

1 comment on “Como Vender SEO para Outros Países

Reply

Olá. Gostei bastante do texto. Achei que foi bem escrito e com informações valiosas.
Uma coisa que acho que poderia ter tido mais é a percepção pessoal, que tipo de organização você fez pra se preparar, Como foi a primeira reunião, como chegaram ao primeiro contato, depois disto, quando o trabalho começou, quais as dificuldades encontradas.
Seil á.. Algumas impressões pessoais mesmo. Acho que mereceria um segundo texto.

Abraços.

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