Infogram para criar infograficos

Criando Infográficos Usando o Infogr.am

Criando Infográficos Usando o Infogram

Muito tem se falado sobre a criação de infográficos como estratégia de Otimização de Sites – SEO após o update do Google chamado de Google Penguim. Infográficos são divertidos, contém informação relevante e condensada de forma que pode-se facilmente entender muita coisa rapidamente em uma imagem apenas, e a melhor parte, as pessoas gostam de linkar e recomendar infográficos.

Pensando nisso foi criado um site que facilita muito o trabalho de criação de infográficos, onde de forma muito simples, pode-se selecionar um thema pré existente e preenchendo algumas lacunas de informação, facilmente você cria seu próprio infográfico. Não é tão personalizável quanto ter um designer disponível para colocar em prática qualquer idéia que você tenha, mas quebra o galho.

Como Criar Um Infográfico

Primeiramente acesse o site do Infogr.am e cadastre-se. Pode-se usar o acesso via twitter ou facebook ou ainda criar um login a parte somente para o site.

Acesso ao Infogram

Uma vez dentro do sistema, vemos a tela inicial onde podemos optar pelas seguintes opções:

  • Novo Infográfico
  • Plotar um Gráfico
  • Biblioteca Com Criações Anteriores
  • Loja (futuramente)
Tela Inicial do Infogram

Escolhemos criar novo infográfico (New Infographic) e dentre as opções disponíveis escolhemos um template e somos encaminhados para a edição:

Exemplo de Criação de um Infográfico

Para editar qualquer parte do infográfico, basta clicar 2 vezes na área escrita. Caso deseje editar o gráfico, clique 2 vezes na parte gráfica, e uma tabela auxiliar irá abrir na lateral esquerda para que os dados do gráfico possam ser inseridos.

Editando a Parte do Gráfico

Uma vez que o infográfico está pronto, clique em publicar

Publicando o Infográfico

Agora basta escolher onde publica-lo.

Você pode envia-lo para o twitter, facebook, pinterest, ou ainda fazer embed do infográfico em seu site, bem como visualiza-lo na web.

Uma dica importante é que você pode tirar ele do ar caso queira no futuro, mostrado na figura abaixo com a seta vermelha.

Infográfico Publicado

Veja aqui como ficou nosso infográfico feito para este artigo.

Outras opções

Caso você não queira mais opções, existe ainda uma outra ferramenta alternativa chamada Canva.com que também permite a criação de infográficos. Sempre vale a pena verificar o que a concorrência têm de diferente, pois as vezes alguns recursos podem se sobrepor.

Conclusão

Por se tratar de uma ferramenta beta, ainda apresenta alguns problemas referente a estabilidade, mas quebra um galhão caso você queira impressionar em uma apresentação rápida, porém lembro que devido a baixa quantidade de templates, não é recomendado se acomodar e fazer infográficos somente usando o instagr.am. Se o seu negócio estiver ganhando uma escala maior, vale a pena contratar um bom designer e produzir infográficos mais elaborados.

Gostou do texto? Deixe o seu comentário:

comentários

Assine grátis nossa newsletter
x