Estratégias Long Tail

A otimização de páginas de web sites para os mecanismos de busca (SEO) como, por exemplo, o Google e o Bing, já se tornou uma prática que vem sendo explorada por um grande número de blogs, e-commerces e outros negócios na internet, passando a ser um item indispensável na estratégia de Marketing Digital de qualquer empresa ou profissional que esteja na web.

O trabalho de SEO é algo que demanda uma grande parcela de tempo e planejamento por parte dos profissionais da área. Estes profissionais estão sempre em busca dos termos de busca (palavras-chave) que estão sendo pesquisados pelo maior número de usuários possíveis.

Quando se trata de SEO, as palavras-chaves podem ser divididas em dois grupos principais, as palavras-chave cabeça (head tail ou short tail) e as palavras com cauda longa (long tails).

O que significa short tail?

As keywords conhecidas como head tails, são aquelas compostas por um ou dos termos e que possuem um alto índice de procura por parte dos usuários nas buscas orgânicas e por consequência à concorrência de páginas web apontando para estes termos também é relativamente alta.

Por que trabalhar com long tails?

Desta forma uma boa prática que pode ser adotada é dedicar o trabalho de uma campanha de SEO na otimização de páginas utilizando long tails. Podemos considerar um termo como sendo de cauda longa os termos com 3 ou mais palavras chaves. A cauda longa possui um número inferior de buscas feitas pelos usuários, porém também recebem um nível de concorrência menor, sendo que desta maneira é muito mais fácil e rápido obter bons resultados nos buscadores, para este tipo de palavra-chave.

Vejamos como pode ser feita a pesquisa e utilização de long tails, utilizando a Keywords Tool (Ferramenta de Pesquisa de Palavras-Chave do Google), para ter uma visão mais prática sobre o assunto:

Supondo que você tenha uma loja que trabalhe com o comércio de Acessórios para iPhone, ao invés de trabalhar os termos de busca iPhone ou até mesmo acessórios iPhone, poderia ser possível estender ainda mais as variações de palavras-chave utilizando por exemplo:

  • acessórios para iphone 3gs
  • acessórios para iphone 4
  • acessórios para iphone 4s
  • acessórios para iphone 5

Veja o número de pesquisas destes termos na keywords Tool:

Ranqueamento Long Tail

Analisando o resultado das buscas na ferramenta, torna-se possível perceber que o volume de pesquisas para as long tails é inferior comparado a uma head tail, porém é possível minimizar esta diferença, criando conteúdos otimizados para vários termos de cauda longa.

Percebe-se também que além dos termos inseridos previamente na ferramenta, ela nos indica sugestões de outras keywords que podem ser aproveitadas pelo profissional de SEO.

Outra abordagem que o termo long tail recebe (desprendendo-se um pouco de SEO) é para descrever negócios de nichos específicos, como exemplo citado acima da loja que trabalhe com a venda exclusiva de acessórios para iPhone, sendo está uma excelente estratégia para pequenas empresas disputarem no mercado contra os grandes players.

Casos Práticos

Utilizei esta estratégia em alguns dos meus clientes e os resultados tem sido proveitosos. A loja Relógio de LED, trabalha com a venda exclusiva de relógios com display de LED, desta forma o termo relógio de LED (long tail da palavra relógio) usado no próprio domínio do site e nome da empresa contribui tanto para o SEO, quanto para a atuação do negócio em atender um publico específico.

Outro exemplo é o site Tablet com Android que trabalha apenas com Tablets com Android. Se você entrar no site irá ver que todas as páginas dos produtos trabalham long tails.

Um último exemplo é o  Compre Direto da China que é um site onde podem ser encontrados produtos de diversas categorias (diferentemente dos dois anteriores) mas que trabalha muito bem as long tails, como é o caso da página do produto “Mini Helicóptero de Controle Remoto”. Veja só que foi usado um termo com 4 palavras-chaves ao invés de ser trabalhada apenas a head tail “helicóptero”. Esta estratégica funciona perfeitamente também para blogs e sites de notícia, um exemplo disso é este post 🙂

Conclusão

É importante ressaltar que o conteúdo criado deve ser sempre RELEVANTE PARA O USUÁRIO, atendendo as suas expectativas e não pensando em atingir apenas os mecanismos de busca.

 

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5 comments on “Estratégias de Criação de Textos Utilizando Cauda Longa

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