Google Analytics

 
O Google Analytics é uma ferramenta essencial para empresas que querem ter um site. Com ele é possível entender o comportamento que os visitantes têm no site e quais áreas estão visitando.

A ferramenta é gratuita é muito confiável, sendo considerada uma das ferramentas mais robustas de análise de dados de websites. Ela também possui uma versão paga onde o diferencial é a velocidade de análise de dados e a quantidade de informação que ela consegue analisar.

De onde vêm os visitantes do meu site?

O Google Analytics possui registros que conseguem medir com grande precisão de onde são os visitantes do seu site, cidade, região, país e se esses visitantes são novos ou antigos.

Utilizando estes dados aliados a dados de comportamento, é possível descobrir tendências de navegação e de comportamento, para que em cima desta informação possa-se criar uma estratégia de marketing aprimorada para este público específico.

Qual a origem do tráfego do meu site?

O Google Analytics permite filtrar os visitantes a partir de onde eles chegaram no site. Assim pode-se saber se a otimização SEO que está sendo feita no site está tendo retorno, e quanto ela está contribuindo para o faturamento da empresa. Ou quanto as campanhas de links patrocinados estão contribuindo.

Com esta segmentação, fica muito fácil para o tomador de decisão da empresa medir qual o ROI deste canal, a partir disso decidir quais os canais de venda são os mais rentáveis e devem receber reforço de investimento para aumentar as vendas.

Relatórios de Google Analytics

O Google Analytics permite a criação de relatórios personalizados com o cruzamento de dados customizados de acordo com a necessidade do cliente. Também é possível a criação de dashboards que apresentam os dados no estilo painel de controle com atualização diária.

A maior vantagem do Google Analytics é sua flexibilidade para descobrir tendências. Ele usa a técnica de registre tudo o que acontece no site para em um momento futuro existir a possibilidade de criação de relatórios sobre praticamente tudo.

Caso sua empresa esteja encontrando dificuldade de mensurar o comportamento dos visitantes entre em contato com nossa consultoria.

Análise de visitantes em tempo real

Na ferramenta existe uma área em que os dados são apresentados em tempo real, segundo a segundo, e é possível saber quantas pessoas estão em seu site exatamente neste momento, de onde vieram e em qual página elas estão.

Desta forma é possível saber se determinada campanha que foi veiculada, post ou ação de marketing está sendo efetiva ou não.

Atribuição de Vendas no E-commerce

Da mesma forma que é possível saber a origem do visitante, o Google Analytics consegue medir a atribuição de uma venda e identificar qual foi o canal que realizou cada venda.

Assim é possível saber se o investimento em campanhas Google, Facebook ou outros canais estão de fato trazendo vendas.

Atribuição de vendas a múltiplos canais

Quando ocorre uma venda, esta é atribuída ao último canal que trouxe esta visita, porém na maior parte das vezes este mesmo visitante já teve contato com sua empresa ou produto anteriormente através de outros canais.

É um pouco injusto pensar que somente o último canal deva receber todo o crédito pela venda já que outros canais colaboraram com a venda anteriormente.

Para resolver este problema foi criado o relatório de conversões assistidas que consegue atribuir quanto de vendas determinado canal foi o último click e quanto determinado canal ajudou a converter mas não foi o último click.

Um exemplo prático:

Muitas pessoas quando navegam no Facebook clicam em links, chegam ao seu site e conhecem seu produto, mas como estão em um momento de descontração acabam não comprando. No futuro elas lembram do produto, buscam no Google, clicam no resultado e compram o produto.

Neste exemplo acima, o Facebook não vendeu o produto, mas ele merece crédito por ter apresentado o produto. No relatório de conversões assistidas é possível saber quanto esta participação nas vendas está sendo efetiva.

SOLICITAR ORÇAMENTO


Nome Completo: *

Empresa: *

E-mail: *

Telefone: *

Endereço do Site: *

Cargo: *

Descrição do Projeto: *

Campos Obrigatórios *