Google Plus – Tudo sobre como usar a Rede Social do Google +

30
jun

Google Plus – Tudo sobre como usar a Rede Social do Google +

[box]Antes de tudo, precisamos diferenciar. Google Plus é a Rede Social do Google e será explicada aqui, e Google +1 ou Google Plus One é o botão  Aproveite e já vote [/box]

[box]Não estamos mais enviando convites.[/box]

Este artigo pretende mostrar o funcionamento do Google Plus, a nova rede social lançada pelo Google. Certamente esta rede social estará profundamente atrelada ao Botão Google +1 ou Google Plus One lançado recentemente.

Para quem já trabalha ou participa de alguma rede social, o Google Plus será facilmente compreendido. Pode-se destacar algumas funções nesta nova rede: Google Circles, o Sparks e um recurso chamado de Hangout.

Google Plus – A Rede Social do Google

Como criar uma conta no Google+?

Para entrar no Google Plus você deve ser convidado, de forma similar como acontecia no orkut. Atualmente a quantidade de convites está esgotada, porém você pode deixar seu nome e email para ser avisado quando novos convites ao público em geral estiver aberto.

Uma vez dentro, vamos as funcionalidades. A principal delas é chamada de Círculos, ou Circles, e permite a criação de grupos segmentados de forma muito fácil e intuitiva.

Como criar Circles dentro do Google Plus?

Imagine a capacidade de pegar a página inicial do Facebook e separá-la em diversos pedaços, cada um pela sua própria categoria ou thema. No Google Plus existe um fluxo principal de notícias, com grande volume de informação (semelhante ao facebook e orkut) onde as atualizações de seus amigos aparecem, mas a grande inovação está na segmentação de visualização a partir de certos grupos, como Trabalho, Amigos, Família. Esta é a essência do Círculos.

O que o Google fez foi trazer para um programa os círculos de amizades e interesses que as pessoas já possuem na vida real. Você possui amigos do trabalho, amigos do futebol, faculdade, etc. Basta criar um círculo, adicionar pessoas e compartilhar suas novidades.

Na interface inicial, você vê quatro botões: Home, Fotos, Profile e Circles e Jogos.

Como Criar Círculos no Google Circles

A primeira coisa a se fazer é configurar os Círculos. Clicando na aba, ele mostrará todos os seus contatos do Gmail, sendo listados no topo da tela. Abaixo vários círculos são mostrados. Para adicionar um contato a um círculo, basta arrastálo para dentro do círculo adequado. O mesmo contato pode ser adicionado a vários círculos.

Exemplo de Círculos do Google Plus

Caso adicione uma pessoa ao círculo errado, basta ir até o círculo e arrastá-la devolta ao plano de pessoas, mas caso você arraste várias pessoas você pode ter dificuldade em conseguir retirá-los do circulo. Você pode fazer isto a partir do fluxo de usuarios, passando sobre o nome da pessoa e selecionando add circulos nas caixas apropriadas. Entretanto esta opção não é facilmente localizada na interface de círculos.

Se uma pessoa está em seus contatos, ela pode ser adicionada a um círculo, e esta receberá uma notificação (mas nã0 o círculo a qual ela foi realmente adicionada). Assim como no twitter, você pode seguir pessoas para saber suas notificações, sem que estas tenham que segui-lo tambem. Com a evolução dos círculos, isto pode servir para rastrear os diferentes interesses, como as listas de twitter.

Volte para a tela inicial. Abaixo do perfil você verá as opcões de fluxo(stream). Você pode ver seu fluxo de atualizações inteiro, no estilo do facebook ou pode ve-lo segmentado por assunto em um círculo em particular.

Stream de Informações

Há outras duas opções a seguir seus círculos – a de entrada(incoming) e notificações. Clicando em entrada levará para as mensagens que foram enviadas por pessoas de fora de seus círculos. Notificações irá mostrar-lhe quando as pessoas em seus círculos têm comentado sobre algo que você tenha enviado, ou algo que você tenha comentado.

Abaixo dos círculos e notificações, existe o Sparks.

O Spark

Este é um recurso que permite compartilhar conteúdos dentro dos círculos. Uma vez que os círculos estão estabelecidos, este recurso permite alimentar estes grupos com conteúdos relevantes, como músicas, fotos. Funciona como um grande feed (fonte de noticias) de assunto segmentados, que você adiciona a um determinado grupo e está disponível em mais de 40 idiomas. Na versão atual do Plus, o que parece é que as notícias são geradas pelo Google News.

Esta função deverá funcionar de forma parecida ao “curtir” do facebook, mas em seu lugar será usado o botão +1 do proprio Google.

Para definir seus interesses, você poderá marcar dentre várias opcões as que lhe interessam, e o Google criará feeds de notícias para estes interesses. Você pode compartilhar artigos do Sparks com um botão de compartilhamento.

Um serviço que é uma grande dor de cabeça para o Google é o Chat. O chat fez com que usasse-mos cada vez menos o email. Portanto o chat tambem está presente no Google Plus, porém mais elaborado do que no Gmail. No Plus é possível habilitar chat somente para certos grupos, possibilitando que você esteja sempre online para seus familiares e amigos, mas não para conhecidos ou para o grupo trabalho fora do horario comercial.

Postando uma atualização de status no Plus não será como enviar um twit ou no facebook. As mesmas funcões estão disponíveis, como texto, fotos e links, porém ao enviar uma atualização, não significa envia-la a todos os seus circulos. Você tem a opção de envia-la a um ou mais circulos, enviar a todos ou somente a uma pessoa.

Enviando Atualizações – Google Plus

Uma característica interessante no fluxo do usuário é que as conversas irão para o topo da alimentação e os comentários subsequentessão serão feitos em um segmento. Este, de acordo com o desenvolvedor do Google Jean-Baptiste Queru, é chamado de “bumping”. Google Buzz tem essa mesma capacidade e também foi uma característica do FriendFeed.

As Fotos no Google Plus

As fotos são auto explicativas. Os usuários podem atualiza-las pelo computador ou telefones e ver as fotos que seus círculos enviaram. Esta é uma funcionalidade muito bem desenvolvida nesta rede social. Com o Android, há uma maneira de fazer upload de qualquer foto que você tirar com o telefone direto para o Plus.

Ao adicionar uma foto, será solicitado a criação de um album. Uma vez criado, é solicitado quais círculos você gostaria de compartilhar com ele. Este é um diferencial importante do facebook, onde toda as fotos adicionadas ao seu perfil são visíveis a todos os seus amigos. Você tambem pode escolher compartilhar o album com apenas uma pessoa, e não com um círculo.

O upload é muito fácil no Plus, tão simples quanto adicionar um anexo ao Gmail. Basta arrastar a foto para a área de transferencia ou clicando no botão de upload e selecionando a fotografia desejada.

Enviando Fotografias no Google Plus

Os usuários também podem adicionar fotos, colocando-as em atualizações de status ou por enviá-las através da guia Perfil.

Já a visualização das fotos é muito simples, lembra o Google Images, onde as fotos ficam uma ao lado da outra e a página tem rolagem infinita, ou seja, não possui paginação.

Visualização de Fotos no Google Plus

O Perfil

Ao usar qualquer produto do Google, você tem uma conta no Google Profile. Eles são relativamente desconhecidos para a maioria das pessoas na web, pois até o momento não tinham muita utilidade a não ser para o próprio Google.

Agora seu Perfil Google é o centro que gerencia suas experiências no Plus, tudo é construído em cima dele. Há seis guias na página do seu perfil – posts, sobre, fotos, vídeos, +1  e Buzz.

Google Plus – Página de Perfil

A mudança mais significativa em seu Profile está na adição da aba +1. Todas as vezes que você clicar no botão do Google +1, um link será adicionado a sua aba. Esta aba pode ser visível ao público em geral, e outras pessoas podem ver em quais links você votou e gostou.

Hangouts – A Videoconferência do Plus

Este impressionante recurso permitirá que pessoas realizem encontros online com seus círculos por meio de vídeoconferência. Desde sua concepção o projeto Google+ já nasceu com um aplicativo para smartfones com Android que permite envio de fotos, geolocalização e chat.

Conferência no Circles – Hangout

Desde o início o hangout tem sido usado para transmitir aulas de culinária, concertos de música, etc.

Videoconferência com Google Hangout no Celular

É possível participar do Google Hangout a partir de um telefone móvel, veja a imagem abaixo.

Videoconferência com Hangout no Celular

Ver Stream (à esquerda), Sala Verde (centro), Modo Portrait (à direita)

Hangouts atualmente suporta Android 2.3 + aparelhos com câmeras de frente (e apoio iOS está vindo em breve). O novo aplicativo móvel está disponível na Android Market, para que você possa começar a sair a qualquer momento, de qualquer lugar.

Hangouts no Ar

Criado para aquelas pessoas que necessitam transmitir um conteúdo, como uma palestra. Funciona de forma similar ao ustream.tv, onde você cria um ponto de encontro e pessoas podem passar a assistir a sua transmissão pública. Esta transmissão é limitada em até 10 pessoas.

Estas transmissões poderão ser gravadas e disponibilizadas para posterior visualização.

Hangouts On Air

Descobrindo quem adicionar no Google Plus

Quando você entra na rede social do Google, você está usando uma conta Google, que até então era usada na maior parte das vezes somente para enviar emails no Gmail. Quando você envia ou responde um email, este contato é adicionado em sua conta, e desta forma você passa a ter um relacionamento com a pessoa a qual você enviou o email. Isto reflete-se nos seus contatos de Google Talk (aquele chat no gmail), nas sugestões de emails quando você está escrevendo um email etc.

Basicamente, o Google sabe com quem você já se relaciona, e estas pessoas são sugeridas como seus amigos na hora de adicionar pessoas aos seus círculos. Os perfis de Google plus de seus contatos aparecem como sugestão de círculos.

Mas voce pode se perguntar:

Como descobrir pessoas relevantes ou influentes no Google Plus

Existe um site que junta as pessoas mais influentes no Google Plus e as separa por categorias, como por exemplo: Podcasters, mulheres em tecnologia, google, web celebridades, autores e escritores, etc.

O site é o Usuários Recomendados, ou em inglês Recommended Users:  http://www.recommendedusers.com/

Quem seguir no Google Plus

Conclusão

O Google Plus tem tudo para se tornar uma grande rede social. Possui uma das maiores empresas de tecnologia e mais inovadoras do mundo promovendo, criando novidades e incentivando seu uso. Vemos muito do Google Waves no Google Plus, e mesmo que o Google Wave não tenha dado certo, talves foi porque ele estava a frente de seu tempo.

Somente o tempo poderá dizer se o Google Plus será o novo Facebook ou se será outro fracasso.

Se gostou do artigo, compartilhe nas redes sociais logo abaixo, e não esqueça de votar no +1.

Leia este artigo caso queira saber mais sobre o Botão Google +1

Este artigo foi baseado em estudos de vários artigos, mas teve forte influência de: http://www.readwriteweb.com/archives/how_to_start_with_google_plus.php

Saiba mais sobre SEO e Google Adwords

[box]Não estamos mais enviando convites[/box]

Eduardo Gasparetto fundou a Carti em 2010, Agência de SEO que tem como objetivo fazer a diferença no posicionamento e na estratégia online das empresas de seus clientes. Além da Carti, Eduardo é host no Podcast SEO Core, falando sobre otimização de sites, google adwords, estratégias e marketing online. Adicione Eduardo Gasparetto aos seus círculos no Google+

Comments

  • Iule Torres
    30 de junho de 2011

    Quero um convite também!

    • 3 de agosto de 2011

      Olá Eduardo

      Sou professora universitária e tutora online, de forma que participar de redes sociais é de certa forma ferramenta de trabalho
      Por favor, se puder convide-me meu email é professoragiseleleite@gmail.com
      Desde já agradecida.
      Abs
      Gisele

  • 10 de julho de 2011

    estou dentro e estou gostando dos recursos

  • 15 de julho de 2011

    A Google sabe nos entender … a tecnologia Google Sites, por exemplo, é a mais . fantástica ferramenta em termos de facilidade, funcionalidade, e beleza. E a gente sabe que a Google não atravessa nossa privacidade, como outros com “caras” de “sociais” que sucumbem à ganância querendo fama e louvores a qualquer preço.

  • Anderson
    11 de agosto de 2011

    Otimo artigo, bem explicativo

    se der envia um ae tbm =D

    anderson.dalponte@gmail.com

  • de
    21 de setembro de 2011

    1 motivo por que a rede de forma alguma fara sucesso e sera um fracasso, pensem o seguinte, por que o facebook fez tanto sucesso, e o msn e a live razoavelmente as pessoas entram para falar com seus parentes, pela simples causa que todo mundo gosta de saber da vida de tudo mundo, o orkut fazia muito sucesso no começo quando era assim, depois que colocaram privacidade estacionou e parou de crescer, o twiter explodiu porque não precisa nem logar para ver o que todos estão fazendo, infelizmente temos de admitir que essas coisas é que tornam as redes sociais atraentes… no site do google plus esta assim, circlos como na vida real, ai ninguem vai querer saber, se ja é como na vida real porque acessar, as pessoas acharam isso chato… é dessa vez a ideia não foi tão boa da google
    Bem mas ninguem sabe, a google é uma gigante e pode fazer com que todos que usem os seus serviços tenham uma conta na rede, e tambem que todos que tem gmail e cel com android recebam automaticamente as atualizações dos perfils do seus contatos para dar um grande estimo-lo na rede, quase que obrigando os usuários a utilizarem sua rede social

    • Mendelson
      8 de novembro de 2011

      Então vamos criar um site novo? Um site que tenha tudo o que o povão gosta!Abraço!

  • Khorzus
    23 de novembro de 2011

    Concordo totalmente com a observação mais q realista do DE acima.

  • 7 de janeiro de 2012

    Eu acho que a rede é completa, e é sim muito útil para quem se relaciona na rede. Seja com clientes ou parentes distantes.

  • 21 de janeiro de 2012

    Só para terem uma idéia já são 90 milho~es de usuários isso aí é poruqe não ia dar certo! estou lá e amando!

  • 3 de março de 2012

    Muito bom esse artigo.

    Segui os ensinamentos para configurar meu perfil no Google Plus.

    Divulgarei este artigo em meus posts futuros.

  • Maria
    11 de abril de 2012

    Adorei, tem mais conteúdo… decobri agora e estou amando.. odeio o facebook, pois ele sugere até seus inimigos add… ninguém merece..

  • 14 de abril de 2012

    quero conhecer este novo google

  • imraan
    15 de abril de 2012

    Quero participar desta rede eu aoro google e adorei esta nova ferramenta

  • Mendes
    16 de abril de 2012

    Vai fracassar, não estou vendo nada alem do que o face ja esta oferecendo. Muito chato, não gostei.

  • Antonio Nelson
    15 de julho de 2012

    Sucesso ou fracasso, o tempo dirá, o que valeu foi a informação que eu queria, muito obrigado, um abraço a todos..

  • zezaeju
    3 de agosto de 2012

    olá,gostaria de colocar várias fotos na capa mas só aceita uma foto poderia me ajudar?

  • Carol
    3 de agosto de 2012

    oLÁ, Vc sabe se tem como personalizar o URL do G+, como no facebook?

    Ex: google.mais/fulanodetal

    • 3 de agosto de 2012

      Ola Carol.

      Ainda não é possível a personalização. Mas acredito que em alguns meses eles podem liberar isso.
      Para evitar confusões futuras, hoje é dia 03/08/2012

      Eduardo Gasparetto

  • 8 de agosto de 2012

    Acredito muito no Google Plus, diferente do Facebook, que as pessoas estão lá para “bisbilhotar”a vida dos outros o Google Plus tem outro proposito , o de compartihamento, integração das ferramentas Google

  • Tuning doors Portas verticais
    27 de agosto de 2012

    Quero um convite também., Estou vendo no Plus uma oportunidade a mais para divugar minha empresa de lambo door. Obrigado e aguardo o convite ancioso.

    Att; Diego / Tuning doors – Portas verticais

  • arnaldo
    19 de setembro de 2012

    Ótimo.

    Gostaria de fazer parte desta Rede, independente de não fazer parte de nenhuma outra. Novidades são sempre bem-vindas

  • 19 de setembro de 2012

    Adorei a explicação obrigada…

  • 27 de outubro de 2013

    Todos que conheço tem FaceBook,do meu circulo de amizades ninguem tem Google+, ai e dificil fazer amizade ou compartilhar algo.

  • 29 de novembro de 2013

    Cada pessoa quer ter uma pagina que seja a sua “CARA” vomos supor eu gosto de escrever sobre varios assuntos e gostaria que outras pessoas lessem o que escrrevo e tecessem comentarios sobre o que escrevi. As vezes ponho imagens com sobre texto que tenha a ver com a imagem, passando uma mensagem de otimismo, de fé etc. as vezes ponho fotos somente para amigos de fatos relativos a nossa gente. Isto pode ser feito no facebook, mas não é o local apropriado para postagem de textos mais longos, neste caso seria os blogs mais adequados, mas os blogs para ser criados tem um custo alem do que tenha que ser atualizados diariamente, senão perdem a razão de ser. Então precisaria ter um meio termo entre todos. Esta é minha opinião mas não tenho uma sugestão adqada para que funcione desta forma. Quem sabe ainda venha surgir algo equivalente. Abço.

  • 19 de janeiro de 2014

    Acredito que a participação ativa no G+1 impulsiona o rank de sites mais que o facebook e twitter. Estou indo agora mesmo criar páginas para meus sites. Valeu as dicas. Obrigado.

  • 9 de abril de 2014

    Oi, estou atormentada com uma dúvida,
    Tenho Celular android, e todas as fotos que tiro da câmera são salvas na galeria de fotos e também em um aplicativo de Fotos do Google+.
    Não existe a configuração de excluir esse aplicativo.
    Então, gosto de tirar muitas fotos, e sempre escolho apenas uma para compartilhar no facebook. As outras eu apago da galeria, mais ainda estão lá no aplicativo de fotos do Google+.
    Não quero que minhas fotos estejam no Google+, por mais que só eu veja, estou sendo obrigada a usar o aplicativo. Isso já é grosseria.
    Existe alguma forma de evitar que minhas fotos acabem na galeria do Google+?
    Peço ajuda por favor!

  • 9 de julho de 2014

    É uma excelente rede, pena que chegou tarde. Nessa o Google dormiu e o Facebook tomou conta…

  • 9 de agosto de 2014

    Faço parte dessa dessa rede e do Facebook e confesso que não acesso muito o Facebook. Alguns podem pensar que este ultimo tem mais chances de sucesso porque é povão, todo mundo sabe da vida de todo mundo, mas isso torna uma rede social só mas uma no mercado, ainda que com milhões de usuários. Gosto muito mais do Google por representar um grande diferencial e tenho certeza de que existem milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que pensam da mesma forma e acreditam que é possível ser social e preservar sua privacidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *