Como Expandir Seu Negócio Usando a Internet

19
abr

Como Expandir Seu Negócio Usando a Internet

O caminho para o sucesso

Vivemos em um mundo onde cada vez mais empresas nascem e morrem com uma velocidade espantosa. Algumas nascem e são vendidas por milhões em pouco tempo, veja o youtube por exemplo, entre a criação da empresa e a venda por US 1,65 Bilhões de dólares em menos de 2 anos.

Neste mundo globalisado o Google tornou-se uma potência com o poder de construir ou destruir empresas. Isso deve-se a confiança que os usuários tem em seus resultados.

Hoje as empresas precisam aparecer bem colocado no Google para poder continuar crescendo,  ganhar visualizações de página, melhorar sua conversão e vender mais.

O que descreverei aqui são algumas sugestões de como ampliar seu negócio com uma estratégia online, seja ele um comercio eletrônico, um profissional liberal como advogado, medico ou empresas que querem passar a atuar neste mercado usando a Internet como vitrine.

Aqui estão elas:


1 – Invista em Um Site de Internet

Seu site é seu representante no mundo virtual, a Internet. Quando você chega em um site que possui bom conteúdo, desigb bonito e com boa usabilidade, você se sente bem. Dá gosto explorar algo organizado, navegar por menus que fazem sentido e aprender algo que agrege valor ao seu conhecimento.

Muitas empresas ainda não perceberam que grande parte do poder de decisão nas famílias vem dos filhos, que obtém suas opiniões grande parte do que vêem na internet. Digamos que uma família resolve comprar uma nova TV de 50 polegadas, o pai que não é tão antenado conversa com a familia sobre a decisão. Os filhos de imediato recorrerão ao computador para achar as melhores oportunidades pelos melhores preços, e a decisão será tomada ali, cabendo ao pai ir até a loja e comprar o aparelho, ou comprando virtualmente mesmo.

Adolescentes são chatos, se aborrecem fácilmente e não raras vezes, tem problemas em manter o foco em alguma coisa. Se o seu site  é mal projetado, sem orientação em processo de compra ou algo que direcione o usuário ler um texto que tecnicamente vende seu produto, você está falhando. Bons sites pensam na navegação desde que  o cliente aterrisse no site e seu fluxo até a conversão, que pode ser uma venda, um download ou simplismente a solicitação de mais informações.

Hoje em dia com opções como WordPress, Joomla, Magento, é muito mais fácil fazer um site e principalmente mantê-lo atualizado.

Invista em um bom site, você perceberá que os resultados virão. Talves não de imediato, mas ajudará as pessoas a perceberem sua marca com muito mais valor.

2- Como Atrair Tráfego Para Seu Site Utilizando SEO

Quem possui um site na internet quer ser encontrado pelos motivos mais obvios como conseguir mais page viewers, novos clientes, vender mais produtos ou mesmo branding de marca.

Até uns 5 anos atrás, todos os sites de internet eram feitos baseados simplismente no Design, colocados no ar e ficava-se na expectativa de quando e como o Google iria localiza-lo e comecar a utilizá-lo nos resultados de buscas. Isso tudo evoluiu muito neste tempo e agora ao invés de ficar na torcida, pode-se dar uma ajudinha para que o Google encontre-o mais rápido e tambem ajudá-lo a decidir o que é importante e deve ser utilizado e o que pode ser deixado de lado. Estas técnicas são denominadas SEO – Search Engine Optimization, ou abrasileirando, otimização para mecanismos de busca.

Agora já existem empresas especializadas neste assunto, que prestam consultoria para ajuda-lo a reorganizar seu site e reotimizar o seu conteúdo para que seu site atraia visitas. Basicamente trabalha-se em duas frentes:

  • SEO Onpage

São todos os fatores nos quais o dono do site pode interferir, como titulo, metatags, urls amigáveis, conteúdo de qualidade, estudo das palavras chaves etc.

  • SEO Offpage:

São todos os fatores que estão além do site, como links que apontam para seu site, citações, referências, análise da concorrência, etc.

Investir em SEO não é algo que dê resultado imediato. Leva-se alguns meses (de 3 a 6 meses) para sentir seu real impacto, porém quando vem, é um crescimento consistente.

3 – Como Atrair Tráfego Investindo no Google AdWords

Outra forma de atrair visitantes é o Google AdWords. Estes anúncios são aqueles que ficam na lateral quando é feita uma busca no google, ou inseridos juntamente com o conteúdo em blogs ou em vídeos quando se está assistindo algo no youtube.

Google AdWords

Suas principais vantagens são:

  • Tráfego Imediato

Uma vez criada a campanha e possuindo créditos em sua comta de Google AdWords, a campanha vai ao ar em poucos minutos, permitindo que as pessoas que estão efetuando buscas possam clicar na campanha se ser redirecionadas para seu site.

  • Tráfego de Pessoas Interessadas

Seu anúncio é associado a uma palavra chave e só é mostrado quando for efetuada uma busca usando-se essa palavra chave, ou seja, somente pessoas que já estão buscando algo relacionado a palavra chave que irão ver o anúncio.

  • Você só paga quando clicarem no anúncio

Mesmo que seu anúncio tenha muitas visualizações, você só pagará por aquelas em que o usuário efetivamente clicar sobre ele.

  • Horarios de anúncio, dias e  valor totalmente configuráveis

Pode-se configurar certos dias e horarios nestes dias para a veiculação, bem como valor máximo para cada palavra chave e valor máximo a ser gasto no dia.

Para criar uma conta no Google Adwords, basta ir neste endereço, mas aconcelho que informar-se com uma empresa que conheça bem a plataforma, para que esta crie campanhas mais eficientes de Google AdWords, salvando muito dinheiro que poderia ser aplicado em campanhas malfeitas. Com uma empresa gerenciando suas campanhas, você tem a tranquilidade de que os relatórios estão sendo estudados e os pequenos ajustes estão sendo feitos para obter o máximo de cada campanha.

Caso queria saber mais aqui vai um ótimo artigo sobre Google AdWords.

4- Como Interagir com as Redes Sociais

O fenômeno das redes sociais não para de crescer. Hoje temos Orkut, Facebook, Twitter e muitas outras redes em que pessoas interagem diretamente com pessoas o tempo todo. Desta forma a relação passa a ser de maior confiança, visto que você normalmente conhece (mesmo que por internet) ou tem uma certa confiança no que seus conhecidos de rede sociais estão lhe recomendando.

Algumas empresas já enchergaram que ter um perfil em redes sociais facilita o contato entre elas e seus clientes, pois eles certamente entrarão em contato através destes meios e os usarão tanto para solicitar serviços, garantias e se bem atendidos ficarão felizes, pois dispensaram a imensa burocracia que sempre foi fazer qualquer tipo de solicitação neste país. Porém como nem tudo são flores, a empresa que cria um perfil no Twitter somente para dizer que está conectada e não acompanhar nem der respostas a aqueles que entram em contato através dela, pode sofrer graves consequências, pois um usuário insatisfeito poderá usar a própria rede social para tentar manchar a marca da empresa, dizendo que esta empresa não funciona, não respeita seus clientes, que foi mal atendido e assim por diante.

A rede social é um organismo vivo. Quando uma notícia é colocada neste meio, pode rapidamente espalhar-se como um vírus. Em questão de horas, um bom boato pode atingir a casa de dezenas ou centenas de  milhares de usuários.

Portanto, esteja presente nas Redes Sociais, mas somente se você puder ficar atento, interagir e responder a o que os consumidores estão pedindo, de outra forma, as Redes Sociais estarão agindo contra você.

5- Crie Um Blog no Seu Site

A cada vez que o Google modifica seu algoritmo para filtrar mais spam de páginas web, fica claro que o que realmente importa em um site é conteudo.

Recomendo fortemente a instalação de um blog em seu site usando wordpress, desta forma, pode-se inserir conteúdo de forma contínua e com fácil administração, sem contar que o WordPress é grátis. Esta ferramenta foi desenvolvida para ser um gerenciador de blogs, mas que adaptada funciona muito bem tanto para blogs, quanto para sites institucionais.

Dedique um tempo a criar algo novo. Reconheço que é difícil, principalmente no começo. Falar sobre um produto ou sobre seu negócio é como contar uma história, precisa ter uma ordem. Pense que o leitor é uma pessoa a qual você está tentando explicar algo, e faça isso escrevendo. Depois revise, peça a alguem que saiba o portugues correto para revisar e publique em seu blog. O ideal é uma vez por semana, mas sejamos francos, temos mais o que fazer do que ficar escrevendo. Se você conseguir publicar algo novo uma vez por mês, já estará muito acima da média.

Dica importante: NÃO COPIE CONTEÚDO DE OUTROS SITES. Recentemente o Google atualizou seu sistema de organização de conteúdo e incluiu uma parte que detecta conteúdo duplicado, ou seja, se você copiar artigos, notícias de outros sites, ele vai acabar ignorando seu site, pois ele só precisa mostrar as pessoas que estão buscando 1 versão de cada página. É como quando você vai ao mercado e tem uma prateleira com 500 vezes o mesmo produto ou você tem uma prateleira com variedade de 500 produtos, 1 de cada. Obviamente você prefere a variedade para escolher. O Google tenta reproduzir isso.

Veja este artigo se quiser saber mais sobre como otimizar um blog usando wordpress.

6- Monitore as Visitas do Site e as Conversões

Uma vez que seu site já está organizado, otimizado e possue tráfego chegando a todo momento, acreditamos que está tudo certo. Porém, os vencedores são aqueles que estão sempre em um processo contínuo de melhorar seus negócios.

O Google disponibiliza uma ferramenta chamada Google Analytics gratuitamente. Esta ferramenta mostra em gráficos e estatísticas tudo que está acontecendo com seu site. Tudo de uma forma muito fácil de ver. Mas a mágica está em interpretar os dados.

Instale esta ferramenta em seu site, e semana a semana analise os dados para saber por onde estão chegando os clientes em seu site. Esta página pode ser melhorada? Onde eles estão saindo? Posso evitar isso adicionando mais conteúdo e tornando esta página mais rica de informações?

Normalmente, empresas que trabalham com SEO e AdWords, já incluem estas análises quando possuem contratos de trabalho com sua empresa. É um bônus que raramente é levado em conta no momento da contratação, mas que ajuda muito a descobrir seus pequenos defeitos e corrigi-los para converter mais clientes.

Bonus: Crie Tutoriais Sobre Seus Produtos

Pessoas gostam de recomendar coisas a outras pessoas. Se você é uma imobiliária, você pode criar um manual de o que analisar quando pretende-se locar um imóvel. Ao longo do tempo, este manual passará a ser linkado por outras pessoas, e você ganhará links para seu site, tornando-o mais relevante, além de reforçar sua marca, pois o manual pode tornar-se popular e sua marca está atrelada a ele.

Tente criar manuais de coisas cotidianas que as pessoas procuram muito. É um esforço válido e que o retorno é de médio a longo prazo, mas certamente vem.

Conclusão

Vale a pena investir no diferencial de sua empresa. Ser somente mais um na multidão não basta. Hoje pequenas empresas querem parecer grandes, e grandes empresas querem parecer pequenas empresas para ter o toque pessoal, e a Internet tornou isso possível.

Quem evolui, pensa adiante e investe agora para recuperar no futuro.

Espero que tenham gostando.

Deixem comentários.


Eduardo Paulo Gasparetto – http://www.carti.com.brcontato@carti.com.br

Twitter: @ocarti

Crédito pelo uso da imagem: Flickr

Eduardo Gasparetto fundou a Carti em 2010, Agência de SEO que tem como objetivo fazer a diferença no posicionamento e na estratégia online das empresas de seus clientes. Além da Carti, Eduardo é host no Podcast SEO Core, falando sobre otimização de sites, google adwords, estratégias e marketing online. Adicione Eduardo Gasparetto aos seus círculos no Google+

Comments

  • 26 de outubro de 2011

    Adorei as dicas!!! muito boas! vou usar algumas coisas em meu site, ok?

    • 27 de outubro de 2011

      Ola cristiane. Pode usar sim. Apenas peço que referencie a fonte e coloque o link pro artigo original.

      Bom proveito.

      Eduardo

    • 14 de março de 2013

      Olá adorei as dicas e quero colocalas em prática o mais breve posívél.
      Obrigado.

  • 21 de julho de 2013

    Parabéns pelo artigo Eduardo! Os resultados de nossos negócios através da internet, dependem muito da boa indexação no google e um bom trabalho de marketing!

    Abraços e sucesso!

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